Julio Cesar
Como os homens, por si sós, não podiam conhecer Deus, o Senhor tomou a iniciativa de nos dizer quem é. Por outras palavras, Deus revelou-se por amor à Humanidade, pois esta nunca podia conhecer o sentido da vida no plano de Deus.
Deus foi-se revelando de modo gradual e progressivo. Para isso, enviou-nos muitos mensageiros.
Os mensageiros de Deus, antes de Cristo, eram os Profetas. O Senhor Jesus chamou os Apóstolos e disse-lhes para irem por todo o mundo a anunciar a Notícia da Salvação a todos os povos.
Mas a mensagem mais importante de Deus não veio pelos profetas nem pelos Apóstolos.
O Filho de Deus veio até nós, exprimindo-se em grandeza humana através de Jesus de Nazaré, homem em tudo igual a nós, excepto no pecado.
Jesus Cristo revelou-nos de modo muito claro o rosto de Deus e o amor que ele tem por nós.
Quando Jesus nasceu, Deus já tinha enviado muitas mensagens através dos profetas. Estas mensagens estavam guardadas num livro a que nós damos o nome de Antigo Testamento.
Podemos dizer que o Antigo Testamento contém a Palavra que Deus enviou aos homens antes de Jesus Cristo ter nascido.
Mas a mensagem que veio por Jesus é a mais importante de todas.
Como era o Filho de Deus, Cristo conhecia em profundidade a realidade de Deus. A mensagem de Jesus Cristo foi escrita pelos Apóstolos e recebeu o nome de evangelhos.
São quatro os evangelhos escritos pelo Apóstolos, a fim de nos transmitirem a mensagem que Deus nos comunicou através de Jesus:
Evangelhos de São Mateus, de São Marcos, de São Lucas e de São João.
Alguns Apóstolos escreveram outras mensagens que o Espírito Santo lhes comunicou e enviaram-nas em forma de cartas aos cristãos espalhados pelo mundo.
Os evangelhos e as cartas dos Apóstolos vieram a formar o Novo Testamento.
Os cristãos, inspirados pelo Espírito Santo, Juntaram o Antigo e o Novo Testamento dando origem à Bíblia, a qual contém a revelação do projecto salvador de Deus, anunciado pelos profetas e realizado em Cristo.
O Antigo Testamento diz-nos que Deus criou o Homem com muito amor. Criou-o à imagem e semelhança de Deus.
O Senhor ficou tão contente com o barro preparado para a criação do Homem que lhe deu um beijo.
Nesse momento, o hálito de Deus entrou em Adão e este tornou-se um ser com interioridade pessoal-espiritual.
Mas Adão, diz a Bíblia, tornou-se infiel, desprezando a aliança de amizade que Deus lhe tinha proposto.
Deus resolveu então escolher para seu amigo um homem chamado Noé.
Mais tarde fez amizade com outro homem, a fim de fazer com ele uma aliança em favor de todos os povos. O nome deste amigo de Deus era Abraão.
Deus garantiu a Abraão que lhe daria muitos descendentes, os quais iriam formar um povo muito querido para Deus.
Abraão compreendeu que Deus queria formar com os seus descendentes um povo, cujos membros seriam todos amigos de Deus.
E Deus, como é fiel, seria sempre o protector do seu povo. E assim aconteceu. Quando este povo estava a ser maltratado no Egipto, Deus libertou-o através de Moisés.
No interior do povo de Deus surgiu um rei com grande amor a Deus, cujo nome era David.
O rei David conquistou muitas cidades para formar o reino de Deus. Jerusalém foi a cidade mais importante que David conquistou.
Deus prometeu a David que lhe ia dar um descendente que seria o salvador da Humanidade.
Este seu filho seria um rei justo e bom e viria instaurar a paz e a justiça no mundo.
O Antigo Testamento deu o nome de Messias ao Filho prometido a David.
O Novo Testamento diz que Jesus Cristo é o Messias, o Filho anunciado a David.
O evangelho de São Lucas diz que um anjo veio dizer a Maria que ela tinha sido a escolhida por Deus para ser a mãe do Messias prometido.
Foi o anjo que disse a Maria para pôr o nome de Jesus ao menino.
Enquanto viveu na terra, Jesus passou a vida a fazer bem a toda a gente: curava os doentes, ressuscitava os mortos, dava vista aos cegos e fazia andar os coxos.
Mas houve muitas pessoas poderosas que rejeitaram Jesus.
Primeiro perseguiram-no; depois acabaram por matá-lo. Mas Jesus era de facto o escolhido por Deus. Por isso Deus o ressuscitou e fez dele o Salvador de todos os homens.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os Apóstolos começaram a anunciar a Palavra do Evangelho por toda a Terra.
E a revelação de Deus espalhou-se por toda a Terra. Hoje, o povo de Deus é constituído pelos cristãos.
Nós acreditamos numa só Bíblia com dois Testamentos.
Por sermos o seu povo, Deus convida-nos a estudar a sua Palavra, lendo a Bíblia, a fim de estarmos capacitados para anunciar a salvação e o amor de Deus a todos os povos.
Graças ao grande dom da Palavra de Deus, os cristãos são os mensageiros que têm a missão de comunicar a Palavra de Deus a todos os povos, línguas, raças e nações da terra.
O modo de sermos gratos a Deus pelo grande dom da sua Palavra é anunciá-la às pessoas que a não conhecem.
Deus tem um plano de amor para toda a Humanidade. Mas é importante que os homens conheçam este plano, a fim de o poderem acolher com gratidão e viver de acordo com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário